Skip to main content

Por que a educação e o cuidado na primeira infância são importantes?

Unicef – Novembro/2024

Estudo realizado pela Unicef

Os cinco primeiros anos de uma criança são cruciais para a sua saúde, seu desenvolvimento e  bem-estar, ao longo da vida. Especialmente para crianças em situação de risco, a educação e o cuidado infantil de alta qualidade podem ajudar a garantir o melhor começo de vida possível.

Décadas de evidências mostram que os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais para apoiar seu desenvolvimento físico, mental e emocional, em longo prazo. Devido à rapidez com que o cérebro e o corpo das crianças crescem – particularmente nos primeiros três anos de vida – as experiências que elas têm podem ter efeitos para toda a vida. Uma das experiências que pode ajudar é a educação e o cuidado infantil na primeira infância (ECEC – Early Childhood Education and Care).

Isso pode ser especialmente importante para crianças de origem humilde. Por exemplo, a falta de recursos financeiros pode ter efeitos de longo alcance no desenvolvimento de uma criança, desde um maior risco de problemas de saúde mental até habilidades cognitivas mais pobres. Ao iniciarem a escola, crianças que vêm de famílias de baixa renda correm maior risco de atrasos de aprendizagem e de ficarem para trás em relação aos seus colegas de famílias de alta renda. Em longo prazo, elas têm um risco maior de repetir anos escolares e de não se formarem no ensino médio.

A ECEC de alta qualidade demonstrou preencher muitas dessas lacunas. Embora estudos experimentais de longo prazo, bem projetados, que forneçam evidências causais definitivas sobre seus impactos na idade adulta sejam raros, aqueles que foram realizados descobriram que, quando crianças de famílias de baixa renda frequentam a ECEC de alta qualidade, elas experimentam uma variedade de benefícios em longo prazo.

Um dos benefícios mais claros é em termos de resultados acadêmicos e cognitivos. Vários ensaios clínicos randomizados descobriram que, quando crianças de origem humilde frequentam a ECEC de alta qualidade, elas estão mais bem preparadas para começar a escola, com melhor desenvolvimento cognitivo e mais habilidades acadêmicas. Elas alcançam qualificações educacionais mais elevadas e maiores rendimentos no trabalho. Elas também têm uma menor probabilidade de envolvimento no sistema de justiça criminal.

Frequentar a ECEC de alta qualidade também pode melhorar a saúde física da criança. Um ensaio clínico randomizado, por exemplo, descobriu que, quando crianças participaram de programas de ECEC de alta qualidade em tempo integral durante os primeiros cinco anos de vida, os benefícios para a saúde duraram até a idade adulta. Aos 21 anos, aqueles que haviam sido matriculados na ECEC eram menos propensos a exibir comportamentos de risco para a saúde, como fumar maconha ou não usar cinto de segurança; tinham melhor saúde; e tinham taxas mais baixas de depressão do que crianças que não haviam sido matriculadas. Aos 30 anos, eles tinham taxas mais baixas de vários fatores de risco para doenças cardíacas, como melhores leituras de pressão arterial.

A pesquisa também é clara que a qualidade da ECEC é fundamental. Quando a ECEC foi implementada em grande escala sem garantir que cada programa apresentasse baixas relações criança-professor, componentes de apoio familiar, professores mais bem treinados e instrução centrada na criança, os benefícios foram mais mistos ou incertos. O relatório da UNICEF destaca a necessidade não apenas de fornecer acesso mais equitativo e acessível à ECEC, mas de garantir que ela seja de alta qualidade. De fato, a análise da UNICEF revela que, na Europa e na Ásia Central, dos centros de ECEC que relatam seus números, há uma relação criança-professor de dez para um – uma alta relação que pode inibir a quantidade de tempo de qualidade e atenção que um membro da equipe pode fornecer a cada criança. As qualificações também tendem a ser mais baixas para membros da equipe que trabalham com crianças mais novas, apesar de sabermos o quanto os primeiros anos importam.

Fonte: https://www.unicef.org/eca/stories/why-early-childhood-education-and-care-matter