Literacia Familiar
É interagir, conversar e ler em voz alta com seus filhos. É estimulá-los a desenvolver, por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever!
Literacia Familiar é se envolver na educação dos filhos, curtindo momentos especiais de afeto, carinho e diversão em família, brincando com livros e palavras.
Não é preciso ter muito estudo, materiais caros nem morar em uma casa toda equipada e espaçosa para praticar a Literacia Familiar. Ela é acessível a todos! Bastam duas coisas: você e seu filho!
As práticas de Literacia Familiar podem começar durante a gestação e se estender até o final da adolescência.

Saiba mais no guia de Literacia Familiar do Conta pra Mim.
É só fazer o download aqui!

As práticas de Literacia Familiar aproximam pais e filhos, possibilitando que aprendam e se divirtam juntos.
Pais que praticam a Literacia Familiar tendem a se envolver mais com a vida escolar de seus filhos: acompanham os deveres de casa, participam das reuniões escolares e entendem melhor as necessidades e dificuldades das crianças.
Em um país como o Brasil, ainda marcado pela condição socioeconômica desfavorável de milhões de famílias, a Literacia Familiar é um instrumento poderoso para romper o ciclo da pobreza.



Aprender a ler e depois ler para aprender!
Os facilitadores da alfabetização
Evidências
A família exerce uma influência enorme sobre o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Por isso, o ambiente familiar, sobretudo durante a primeira infância (de 0 a 6 anos de idade), é decisivo para o futuro escolar das crianças.
Crianças criadas em lares onde os pais promovem a Literacia Familiar se tornam melhores leitores e estudantes mais bem-sucedidos.
Pesquisas mostram que, entre as famílias pobres e as famílias de classe média alta, há um abismo tanto na qualidade quanto na quantidade das interações verbais entre pais e filhos.
Literacia Familiar em dez pontos
- Trate seu filho com muito amor e carinho.
- Converse com seu filho.
- Valorize e respeite o que seu filho tem a dizer.
- Leia em voz alta para seu filho.
- Conte histórias para seu filho.
- Dê livros de presente para seu filho.
- Leia e escreva diante de seu filho.
- Participe da vida escolar de seu filho.
- Elogie e encoraje seu filho.
- Tenha altas expectativas em relação a seu filho.
